O bullying abrange todas as formas de atitudes agressivas, intencionais, repetitivas que ocorrem sem motivações evidentes, adotadas por um ou mais estudantes contra outro, causando angústia. Foi o caso de Geisy Arruda, estudante de turismo que em 22 de outubro de 2009 provocou alvoroço ao aparecer na faculdade comum vestido rosa curto, e acabou sendo hostilizada por colegas no campus da ABC, o incidente foi gravado e colocado na internet.
Encontra-se presente no bullying variadas situações, tais como colocar apelidos, e os verbos ofender, gozar, envergonhar, humilhar, discriminar, excluir, isolar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir.
O bullying é um conceito específico e muito bem definido, não se deixa confundir com outras formas de violência, isso se justifica pelo fato de apresentar características próprias, dentre elas a propriedade de causar “traumas” ao psiquismo de suas vítimas e envolvidos.
Outros casos de bullying, aconteceram, Nos Estados Unidos, pelo menos 37 tiroteios ocorridos em escolas foram atribuídos ao bullying. O massacre de Columbine é um exemplo de como a vítima pode se transformar em agressor. Na pacata cidade de Taiuva (SP), após anos de ridicularizações, um jovem entra armado na escola, atira contra 50 estudantes e dá cabo à existência. Em Remanso (BA), um adolescente mata seu agressor principal, um garoto de 13 anos e a secretária do curso de informática.. Em Petrolina (PE), uma adolescente e seu colega asfixiam uma garota de 13 anos, por ser alvo de apelidos pejorativos.
Se você conhece alguém que sofre bullying, denuncie, ajude, nesse momento o que essas vitimas esperam é justamente ajuda.
E lembre-se o bullying pode esta presente na sua escola e bem próximo de você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário